A forma indelével: um estudo sobre a persistência morfológica em Maruípe

marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}

Publicação selecionada pelo Edital SECULT 2017

Descrição

Esta obra deriva de uma parte da tese de doutorado, desenvolvida e defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, com apoio institucional do Facitec (Fundo de Apoio à Ciência e Tecnologia do Município de Vitória), Prefeitura de Vitória e Fundo Mackenzie de Pesquisa.
Esta referida pesquisa se enquadra no campo teórico da morfologia urbana, e teve como objetivo principal proceder com uma investigação acerca dos elementos urbanos de maior longevidade, adotando como chave de interpretação a noção de persistências morfológicas. Considerando esse objetivo proposto, trabalhou-se com a hipótese de que a rua, elemento público e bidimensional, é aquele mais duradouro no tempo, tomando a ilha de Vitória, Espírito Santo, como objeto empírico.
No capítulo 4 da tese – Persistências materiais do Eixo Maruípe – apresentou-se o estudo morfológico empírico desenvolvido, qual seja, a pesquisa histórica e documental sobre um eixo viário localizado na porção nordeste de Vitória, composto por um conjunto de vias no trajeto, denominado na tese por Eixo Maruípe, desde a Rua Barão de Monjardim até a Ponte da Passagem, a saber: Avenida Vitória, Avenida Paulino Muller, Avenida Maruípe e Rua Dona Maria Rosa.
Por se tratar de uma pesquisa com perfil sobre a história urbana e memória do território, na escala de Vitória, área de conhecimento com produção acadêmica relevante, mas ainda carente de obras impressas, é este capítulo que se pretende publicar. Justifica-se este recorte da tese para fins de publicação pelos dados históricos e morfológicos obtidos durante o período da pesquisa, pela incidência de foco sobre a região de Maruípe e Jucutuquara, e pela recolha documental levantada junto, principalmente, ao Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, Arquivo Geral Municipal e Biblioteca Nacional.
evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Flavia Botechia

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFES, mestrado em Arquitetura pela UFMG e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie São Paulo. Desenvolve pesquisas com ênfase no campo teórico da morfologia urbana. É professora doutora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Espírito Santo.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem