As informações deste registro é histórico gerado em 05/08/2023 ás 10:29:00.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

MAICOM SOUZA E SILVA

Mestre em Metafísica. Especialista em Ensino de Dança e Artes, formado no Método Bertazzo, Bacharel em Filosofia, Graduado em Marketing, Gestão de Vendas e Gestão Empresarial. Pesquiso a estética da dança cênica negro-brasileira e suas ramificações no processo da diáspora, como foco na montagem de espetáculos de dança e criação de oficinas.

Site: https://www.coletivoemaranhado.com.br/

Email: MAICOMSSOUZA@GMAIL.COM

Telefone Público: (27) 3500-0906

Endereço: Rua Dr. Lauro Faria Santos, 103, Casa, Bairro de Lourdes, 29042-785, Vitória, ES

CEP: 29042-785

Logradouro: Rua Dr. Lauro Faria Santos

Número: 103

Complemento: Casa

Bairro: Bairro de Lourdes

Município: Vitória

Estado: ES

Descrição

Sou Maicom Souza e Silva , 35 anos, Capixaba, Filósofo, Bailarino, Produtor Cultural, Instrutor de Danças Negro-brasileiras e Mestre em Metafísica pela Universidade de Brasília – UnB .
Trabalho como Produtor Cultural Independente, Gestor e Bailarino de Coletivo Emaranhado (2013), Professor do Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas Mucane (2016) no Curso de Dança Afro-brasileira e estou Sócio/Administrador da Bule Estúdio Criativo (2018) de produção cinematográfica e gestão de artes cênicas, todas atividades na cidade de Vitória, Espírito Santo/BR.
Sou Especialista em Ensino de Dança (2019) e bacharel em Filosofia (2019) pela Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes. Formado no Método Bertazzo (2019), pela Escola do Movimento Ivaldo Bertazzo em São Paulo, bacharel em Gestão Empresarial (2013), Marketing (2012) e Gestão de Vendas (2010) pela Universidade Vila Velha – UVV.
Também sou formado no curso Cultura e Desenvolvimento do Observatório Itaú Cultural (2020). Facilitador Cultural formado pelo Ministério da Cultura – Minc, no Programa de Capacitação Educação Profissional em Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos do Minc e Senac/DF (2017). E, formado no curso de Extensão em Administração Pública da Cultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2016).
Desde 2010, pesquiso e trabalho no fomento da dança e arte negra, buscando editais, recursos privados, políticas e leis de incentivo para elaboração de projetos cênicos. Sendo premiado em mais de 70 projetos de âmbito municipal, estadual e federal, trabalhos como elaborador e/ou proponente.
No Coletivo Emaranhado, fundado em 25 de maio de 2013, sou gestor do Espaço Cultural Emaranhado, que atualmente é mantido pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba – LICC. Nos 10 anos de história do Emaranhado realizamos a montagem de mais de 13 espetáculos de dança circulando por 20 municípios do Espírito Santo, além da criação de podcast, livros, videodança e residências artísticas com artistas locais e nacionais. Também ministramos oficinas gratuitas de dança afro-brasileira, projeto de grande abrangência na Grande Vitória pelo propósito de dialogar sobre a corporeidade negra na dança.
Junto da Bule Estúdio Criativo, atuo na produção de curtas-metragens, eventos cinematográficos, festivais, dentro outros projetos de fomento e emancipação da arte negra, tais como: a mostra fotográfica virtual Ensaio Negradê (2022), Mostra de Cinema Negro no Espírito Santo – Mocines (2022 e 2019), Websérie Palavra Negra (2021, 2019 e 2019), podcast Palavra Negra (2021), Mostra Povoar de Teatro de Rua (2021), videodança Sync (2021), curta-metragem Guri (2019), documentário Arquitetura dos que Habitam (2018), curta-metragem Braços Vazios (2018) e Palavra Negra nas Escolas (2018) projeto de iniciativa à leitura de obras afro-brasileiras.
Ainda como produtor independente sou gestor do projeto de capoeira Vadeia Malungos desde 2018, trabalho de formação sobre cultura negra na comunidade de Boa Vista em Vila Velha (ES), ainda estou na gestão do projeto Aviva Forró , atuante no território de Terra Vermelha em Vila Velha (ES), uma iniciativa de oficinas de forró pé de serra para jovens e adultos em vulnerabilidade social. E, sou produtor e bailarino da artista contemporânea Gabriela Moriondo , atuando desde 2018 com a montagem de espetáculos de arte contemporânea: CYBER (2019), SYNC (2021) e Idiossincrasia (2022). Projetos que permearam residências coreográficas na cidade de Lisboa (PT) e Paris (FR) com coreógrafos estrangeiros.
No âmbito da pesquisa acadêmica sou autor dos livros Abajur Cor de Carne - Cartografia pela Dança: possíveis epistemologias de uma arte negro-brasileira (2021) e Estética das práticas performativas da dança afro-brasileira cênica (2020). Assim, datar de 2013 pesquiso a estética da dança cênica negro-brasileira e suas ramificações no processo da diáspora, como foco na montagem de espetáculos de dança, criação de oficinas, produção cinematográfica e literatura. Atuando no cenário capixaba, na região sudeste e países como México e Portugal.
Encontro-me em uma fase profissional em que pretendo direcionar meus estudos as manifestações negro-brasileiras, trabalhando com projetos dentro de uma percepção afrorreferenciada e interseccional, considerando o corpo e a arte negra como um todo de grande importância, no propósito de defender as epistemologias negro-brasileiras e seus fundamentos, através da dança.

Vídeos