Biblioteca Pública Municipal Major Walter dos Santos Paiva


Área de Atuação

Leitura Livro

Biblioteca Pública Municipal Major Walter dos Santos Paiva da cidade de Cachoeiro de Itapemirim - ES.

Acessibilidade: Sim

Capacidade: 100

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta: 08:00 as 18:00 horas. Sábado e Domingo: Fechado.

Site: http://www.cachoeiro.es.gov.br/site1.php?pag_site=CULTURA&subPagina=SECRETARIA&setor=SEMCULT

Telefone Público: (28) 3155-5272

Endereço: Rua 25 de Março, 118 , Centro, 29300-100, Cachoeiro de Itapemirim, ES

CEP: 29300-100

Logradouro: Rua 25 de Março

Número: 118

Complemento:

Bairro: Centro

Município: Cachoeiro de Itapemirim

Estado: ES

Descrição

A Biblioteca Pública Municipal foi criada oficialmente em 17 de junho de 1944. Recebeu o nome "Major Walter dos Santos Paiva" somente em 26 de julho de 1965, em homenagem a este militar. Entusiasmado com ideias de incentivar a educação e a cultura, revitalizou a biblioteca, doando várias obras. Entrou em contato com grandes bibliotecas existentes no Rio de janeiro, inclusive a do exército, tendo ainda, conseguido do Instituto Nacional do Livro a doação de 2.306 volumes.
O patrono da biblioteca Walter dos Santos Paiva, nasceu no dia 06 de janeiro de 1920, na cidade de Ubá, estado de Minas Gerais. Filho de Raul dos Santos Paiva e Maria Augusta Brandão de Paiva. A família após morar em diversas cidades se transferiu para Cachoeiro de Itapemirim quando Walter tinha nove anos de idade. Estudou no antigo Grupo Escolar "Bernardino Monteiro", e "Pedro Palácios", atual Escola Liceu Muniz Freire. Foi escoteiro, aluno do Tiro de Guerra, grande esportista, e entre os esportes que gostava estavam o remo, a natação, o vôlei, o futebol e o basquete.
Deixou Cachoeiro no ano de 1942, para prosseguir seus estudos no Rio de Janeiro. Formou-se em Educação Física e Farmácia. Ingressou no Exército em 1951, mesmo ano que se casou com a professora de Música Leatrice Fernandes Peixoto. Mais tarde fez curso de Administração, Bromatologia e Direito. Era estudioso e gostava muito de ler, entre seus livros de cabeceira estavam os de poesia, medicina, educação, filosofia, biografia, história em geral e a Bíblia.
Vale destacar, ainda, que os títulos honoríficos que possuía estava o de "Cidadão Cachoeirense", que lhe foi merecidamente conferido em virtude de seus serviços prestados a cidade. Faleceu em 17 de maio de 1979.
A Biblioteca Pública desde a sua criação funcionou em vários locais, tais como: Rua Barão de Itapemirim (antigo prédio do Fórum), Praça Gil Goulart (Sociedade São Vicente), Rua Dona Joana (prédio alugado), Rua 25 de Março (Casa do Estudante e Centro Cultural Casa dos Braga). Atualmente está instalada no Centro Cultural Casa da Memória.

Critérios de uso do espaço

Disponível para alugueis de livros e leitura. Aberto a visitação. Para requerer a carteirinha digital e pegar livros emprestados é necessário apresentar documento de identificação com foto ou certidão de nascimento (em caso de menor de idade que não tenha documento de identidade), CPF e um comprovante de residência atualizado. O leitor cadastrado tem o direito de pegar até três livros emprestados. Podendo permanecer com eles por até 10 dias. Após esse primeiro empréstimo o usuário pode renovar seu empréstimo por mais duas vezes; Em caso do descumprimento do prazo o leitor incorrerá em multa diária por cada livro ainda não devolvido. O leitor, também precisa ser morador do município de Cachoeiro.

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

SEMCULT Cachoeiro de Itapemirim

A Semcult é responsável por fomentar e preservar as manifestações culturais de Cachoeiro de Itapemirim, nas suas mais diversas formas. Sua equipe atua na zona urbana e rural do município estimulando, apoiando e promovendo ações ligadas ao folclore, artes cênicas, música, dança, artes plásticas, artes visuais, literatura, entre outras.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem